Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

10 erros que empreendedores não devem cometer

Não existe fórmula mágica para o sucesso empresarial, mas com o passar do tempo a experiencia nos mostra o que devemos evitar para diminuir a probabilidade de erros. Empreender é assumir riscos, mas nada melhor que amenizar os riscos e potencializar as chances de acerto.


As dicas a seguir são dos sites administradores.com e manager.com, os especialistas nos artigos mostram dicas que apesar de parecerem simples, fazem grande diferença para os empreendedores, principalmente os que iniciam seus negócios sem nenhuma noção do que é empreender.

1. Desistir: A perseverança é indispensável a qualquer pessoa que se proponha a realizar algo. No mundo dos negócios,não há espaço para quem desiste diante do primeiro obstáculo.

2. Não planejar: Esse ponto é essencial para o empreendedor – ou para qualquer pessoa. O planejamento auxilia as empresas a preverem futuras desventuras em sua administração e no seu mercado, dando a ela possibilidade de esquivar-se desses problemas.


3. Confundir possibilidade com realidade: Seja otimista, mas mantenha os pés no chão. Não pense que o sucesso do seu empreendimento virá sem um tremendo esforço, Dedique-se, portanto, de corpo e alma.

4. Trabalhar apenas pelo dinheiro: Um dos erros do empreendedor é iniciar um novo negócio focado apenas no retorno financeiro e lucratividade. Porém, é fundamental que o empreendedor tenha em mente a satisfação pessoal e prazer que o novo negócio irá lhe proporcionar. Sendo que a maioria das pessoas que a maioria das pessoas pretendem empreender em consequência da infelicidade profissional, é incoerente ela iniciar o novo negócio, com todos seus riscos, e não sentir nenhum prazer nisso. A empresa já começa fadada ao fracasso.

5. Não contar com o suporte necessário (tecnológico e humano): Não caia na armadilha de achar que você é bom suficiente para centralizar as operações da empresa. Bem assessorado, terá mais tempo para criar. Sem criatividade, torna-se difícil sobreviver no mundo dos negócios hoje.

6. Fazer boas parcerias ou não fazer parcerias: O medo de compartilhar sua ideia com qualquer um pode levar o empreendedor a fazer parcerias ruins, nem sempre com o mais com o mais capacitado para o negócio. Um grande erro são as parcerias familiares. Pensando que isso irá aliviar o risco de ser deixado para trás, essa relação tende a ser menos profissional em alguns casos, levando a empresa ao desastre.

7. Fuja da inadimplência: Não seja ingênuo. Não espere que seu produto faça sucesso da noite para o dia. Com uma reserva em caixa, poderá trabalhar com mais serenidade para buscar o retorno do seu investimento.
8. Arrogância empresarial: Eis um ponto importante. O empresário não se dá conta que está inserido num mercado competitivo, e acredita que sua empresa é única e o centro de tudo, ignorando a concorrência, novas oportunidades e acredita que somente sua ideia será suficiente para sucesso e retorno financeiro. Mas não é bem assim. O empresário que tem se coloca como centro do universo, e não tem capacidade de enxergar as oportunidades do mercado, está condenado a fracassar sozinho.

9. 
Não controlar o caixa: Esse é um erro básico muito comum e pode quebrar um negócio. Além do não controle do caixa muitos empreendedores cometem o erro de juntar suas contas particulares com as da empresa. Seja sensato, trate pessoa física como pessoa física e pessoa jurídica como pessoa jurídica.

10. Não saber o mínimo de gestão - e se negar a aprender: É impossível uma empresa crescer sem um mínimo de técnicas gerenciais e empresariais. Mesmo que a pessoa tenha uma boa ideia precisa estar pronta para colocar em prática e ter uma noção dos riscos e possibilidade que somente a experiência ou capacitação pode lhe fornecer. Afinal, entre o insight da ideia e o sucesso a um longo caminho – e cheio de curvas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário