Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

Como usar os mapas mentais?

Hoje continuamos com o texto do Portal Administradores (www.adminstradores.com.br) sobre matas mentais.. Na primeira parte você entendeu o conceito e sua importância, agora, vamos analisar como e para que usá-lo. Mãos a obra!
Exemplo de Mapa Mental






Exemplo de Mapa Mental
O Mapa Mental ajuda a organizar a informação de uma forma mais fácil para o cérebro assimilar e lembrar. Com o Mapa Mental é possível tomar notas de livros, conferências, encontros, treinamentos, cursos, entrevistas e conversações telefônicas, entre outras.

• Memória
Considerando que o Mapa Mental representa e organiza as idéias assim que são aparecendo espontaneamente, é fácil recordar quando recorremos ao Mapa só com olhar os ícones ou as palavras chave.

 Desenvolvimento da Criatividade
Devido os mapas não possuírem estrutura linear de escrita, as idéias fluem mais rápidas e se relacionam mais livremente desenvolvendo nossa capacidade de relacioná-las de maneira nova.


• Solução de Problemas
Quando enfrentamos um problema pessoal ou profissional o Mapa Mental nos permite identificar cada um dos seus aspectos e como eles se relacionam entre si. O Mapa nos mostra diferentes maneiras de analisar-se a situação problema e as tentativas de solução.

 Planejamento
Quando se planeja uma atividade, seja ela pessoal ou profissional, o Mapa Mental nos ajuda a organizar a informação relevante e a identificar as necessidades que desejamos satisfazer, assim como os recursos com que contamos. Com o Mapa Mental se pode planejar desde a estrutura de um livro, uma tese, um programa de vendas, a agenda do dia ate as férias.

Conclusões

  • O uso de Mapas conceituais é uma forma dinâmica de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, pois eles são representações visuais informativa e comunicativa.
  •  Ele ajuda as pessoas, acostumadas a aprender de memória ou a fazê-la superficialmente, a converter-se em profissionais com estilos de executivos estratégicos. Isto é, ajudam as pessoas a aprender a aprender. 
  •  Com maior freqüência as sociedades consensam que a criatividade é uma meta necessária de alcançar os objetivos organizacionais, não por modismo ou satisfação pessoas, mas pela inovação hoje necessária para competir na economia global.
  •    À medida que os profissionais utilizam-se dos Mapas Mentais para produzir produtos intelectuais, produtos estes que todos da empresa puderam contribuir, é minimizado o tipo de competência nociva que ocorre na maioria das empresas, em contra partida, vem aumentando
  • Exemplo de Mapa Mental
  • o efeito positivo da aprendizagem social.


Por fim, é necessário que as pessoas entendam a sua entrada na era da informação, onde prevalece a construção do conhecimento que pode ser auxiliado por metodologias baseadas nos princípios de construir, refletir, criticar, produzir, argumentar e projetar o conhecimento de forma significativa, como é o caso dos Mapas Mentais ou conceituais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário